segunda-feira, 29 de março de 2010

Conferência com a Dr.ª Maria Barroso


No passado dia 5 de Março de 10 decorreu no Centro Multimeios de Espinho a Inauguração das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, na qual esteve presente a conferencista Dr.ª Maria de Jesus Barroso que falou do tema: "As Mulheres na primeira República".
Na mesa estiveram o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Espinho Dr. Pinto Moreira (actual), Dr. Luís Montenegro ( Presidente da Assembleia Municipal) e Dr.ª Manuela Aguiar ( Vereadora da Cultura).
A cerimónia começou com a actuação do Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho e terminou com a actuação do Coro da Universidade Sénior de Espinho.
Depois da actuação do Grupo de Percussão, tomou a palavra a Vereadora da Cultura Dr.ª Manuela Aguiar.

4 comentários:

  1. Foi para mim uma honra ver a nossa edilidade começar as celebrações do centenário da República com a temática das mulheres e a sua intervenção em defesa dos seus direitos. Foi um excelente começo! Afinal, a luta das mulheres pela igualdade ainda não está plenamente conseguida e, estes momentos de celebração, são oportunos para lembrar causas tão transversais na sociedade portuguesa.
    No entanto, sabemos que estamos no caminho certo,lado a lado com os homens, pela conquista de uma sociedade que queremos,acima de tudo, orientada para o respeito dos direitos humanos. A intervenção de todos os membros da mesa foi muito interessante, a provar que há sensibilidade, por parte do poder político, em promover mudanças. Destaco, em particular, o teor da conferência da Srª Drª Maria Barroso, propiciando-nos um retrato estusiástico do papel das mulheres na 1º República. Foi um recuar na história, uma verdadeira homenagem às mulheres pioneiras na transformação de uma sociedade essencialmente marcada pelo poder no masculino.
    Parabéns! Fico a aguardar outras iniciativas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada a todos aqueles que seguem este blog

    ResponderEliminar